IDJV previne a INDISCIPLINA

 

O Observatório da (In)Disciplina, criado no Instituto D. João V, tem como principal objetivo a monitorização de ocorrências disciplinares, a fim de disponibilizar toda a informação possível à comunidade escolar. A análise dos dados apurados tem em vista a reflexão e a intervenção precoce, de forma preventiva, com vista à promoção da disciplina, condição básica e essencial para o sucesso escolar. Assim, são objetivos do Observatório da Indisciplina, entre outros, sensibilizar a comunidade escolar, no início do ano letivo, através de reuniões e/ou sessões dirigidas a encarregados de educação e alunos, analisar os registos disciplinares e adotar atitudes preventivas, tipificando os diversos tipos de ocorrências.

 

IDJV cria sistema organizado de mentorias

 

O professor Nuno Barbosa, docente de Educação Inclusiva, criou um programa de mentoria, que assenta em aprendizagens colaborativas e de cooperação entre pares intervenientes - mentor/mentorando. Mediante este programa, pretende-se que o aluno mentor acompanhe o mentorando nas suas aprendizagens, no esclarecimento de dúvidas, na inclusão escolar, na preparação para os momentos de avaliação e em outras atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares. Ao fomentar-se a partilha e a colaboração promovem-se, também, a tolerância, a partilha e a responsabilidade, competências que estão previstas no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A adesão dos alunos ao programa deverá ser registada no registo de avaliação e constará no certificado do aluno.

 

IDJV cria Sala de Estudo Ativa a Português, a Inglês, a Matemática, a Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal

  

Indo ao encontro do veiculado nos decretos-leis n.º 54 e 55 de 2018, o IDJV organizou, este ano letivo, a Sala de Estudo Ativa, uma oportunidade, segundo a direção pedagógica, para trabalhar competências, fazendo-se notar que estas são combinações de conhecimentos, capacidades e atitudes. Privilegiar-se-á a realização de pequenos trabalhos de projeto, a resolução de problemas por níveis, a análise de obras literárias com recurso a novas metodologias, a utilização de ferramentas web como suporte para a abordagem dos conteúdos programáticos, as questões relativas à oralidade e a resolução criativa de problemas. Pretende-se, assim, neste espaço, utilizar as metodologias ativas. Mais uma inovação que o IDJV acredita que poderá trazer frutos aos alunos no que ao desenvolvimento das suas competências diz respeito. Sublinhe-se que a coordenação desta modalidade de apoio está a cargo da psicóloga escolar, Regina Santos.

 

O espaço mágico do IDJV

Planificar e concretizar atividades, programas e projetos artísticos e culturais, em articulação com a escola, contribuindo para a consolidação de uma cultura humanista, têm sido, desde sempre, os objetivos da Biblioteca Escolar do IDJV. Neste sentido, a BE tem vindo a fazer variadíssimas atividades de promoção da leitura, das literacias e dos currículos, das quais se destacam:
- visitas guiadas à BE, em setembro, com palestras de motivação para a leitura, dinamizadas pelas Guardiãs da Biblioteca aos alunos do 2.º ciclo;
- “BookFlix”- atividade anual que consiste na elaboração de um placard com sugestões de leitura para a comunidade escolar;
- pequena representação teatral de motivação para a leitura de diferentes tipos textuais e géneros literários para os alunos do 7.º ano com a utilização de um bibliomóvel, no âmbito da comemoração do “Dia Nacional das Bibliotecas Escolares”, realizada no dia 23 de outubro;
-“Arte e Leitura”- exposição de trabalhos artísticos realizados pelos alunos alusivos a escritores portugueses durante o mês de outubro;
-“BookFace” - atividade realizada em novembro que consistiu em fotografias com a complementação da capa de um livro feita pelos nossos alunos.
- Halloween - a biblioteca vestiu o traje de Halloween e foi assustadoramente decorada para esta ocasião, propondo a todos “Leitura ou travessura?”;
- “Dia Mundial da Alimentação” – participação nas dinâmicas desenvolvidas pelo 9.º ano para a comemoração deste dia. Visite a nossa biblioteca e divirta-se com as atividades que continuaremos a desenvolver ao longo do ano letivo!
Biblioteca Escolar… o espaço mais mágico do IDJV!

                                                                                                                                                                                                                         Texto redigido por: Daniela Perdigoto, 8.º A

IDJV desenvolve Projeto CresSER IDJV

 

O Projeto CresSER IDJV engloba o Projeto das Letras, o Projeto das Artes, o Projeto das Ciências, o MindUP, The World needs IDJV, a Geração IDJV e as Guardiãs da Biblioteca. É um projeto concertado, integrador e que vai ao encontro dos princípios que integram o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente no que concerne à sua base humanista e ao saber, que está no centro do processo educativo. Assim, é responsabilidade da escola desenvolver nos alunos a cultura científica que permite compreender, tomar decisões e intervir sobre as realidades naturais e sociais no mundo. Toda a ação deve ser sustentada por um conhecimento sólido e robusto. 

Estes projetos desenvolvem-se de forma articulada, semanalmente ou mensalmente, e são coordenados por docentes das várias áreas disciplinares.