NO DIA INTERNACIONAL DA PROTEÇÃO CIVIL
No passado dia 01 de março de 2024, celebrou-se o Dia Internacional da Proteção Civil e o Instituto D. João V aproveitou para se associar às festividades do município dePombal, fazendo a apresentação pública do seu clube de Proteção Civil. Estiveram presentes várias entidades como Helena Bento, em representação da Segurança Social, Hugo Gonçalves, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Pombal, acompanhado por David Braz e Ana Pinto (técnicos de Proteção Civil); José Manuel Pedrosa Marques, presidente da junta de freguesia do Louriçal; Carlos Vicente, Comandante do PIPS de Pombal (2.º sargento a representar a UEPS-GNR); João Carlos, 2.º comandante dos bombeiros voluntários de Pombal; Catarina Silva, vereadora do pelouro da Proteção Civil; Alexandra Alves e Aurora Maia, técnicas do GEAS, em representação da freguesia do Carriço; Luís Silva, tesoureiro da freguesia de Almagreira; Joana Correia, Coordenadora do Departamento de Gestão Pedagógica e Melhoria Contínua e, por fim, Vítor Monteiro, presidente da Associação de Pais da Escolas do Louriçal [APEL].
Este clube será coordenado por um conjunto de alunos do 9.º ano, que definiu, já, as atividades que irão desenvolver, tendo como meta principal “Educar para a segurança; educar para a prevenção”. O clube tem 30 membros, alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do Ensino Secundário.
Este evento contou com a cobertura dos meios de comunicação do Louriçal (Notícias da Sua Terra), de Pombal (Pombal Jornal) e de Leiria (Jornal de Leiria). Questionada sobre a coordenação deste clube estar a cargo de alunos, Mónica Gama, diretora da escola, explica que “o Instituto D. João V tem como missão Formar Cidadãos Proativos e, para que tal aconteça, a escola tem de proporcionar aos alunos situações em que possam ser autónomos, responsáveis e que tenham de tomar decisões”.NO DIA INTERNACIONAL DA PROTEÇÃO CIVIL
O IDJV apresenta o Clube de Proteção Civil No passado dia 01 de março de 2024, celebrou-se o Dia Internacional da Proteção Civil e o Instituto D. João V aproveitou para se associar às festividades do município de Pombal, fazendo a apresentação pública do seu clube de Proteção Civil. Estiveram presentes várias entidades como Helena Bento, em representação da Segurança Social, Hugo Gonçalves, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Pombal, acompanhado por David Braz e Ana Pinto (técnicos de Proteção Civil); José Manuel Pedrosa Marques, presidente da junta de freguesia do Louriçal; Carlos Vicente, Comandante do PIPS de Pombal (2.º sargento a representar a UEPS-GNR); João Carlos, 2.º comandante dos bombeiros voluntários de Pombal; Catarina Silva, vereadora do pelouro da Proteção Civil; Alexandra Alves e Aurora Maia, técnicas do GEAS, em representação da freguesia do Carriço; Luís Silva, tesoureiro da freguesia de Almagreira; Joana Correia, Coordenadora do Departamento de Gestão Pedagógica e Melhoria Contínua e, por fim, Vítor Monteiro, presidente da Associação de Pais da Escolas do Louriçal [APEL].
Este clube será coordenado por um conjunto de alunos do 9.º ano, que definiu, já, as atividades que irão desenvolver, tendo como meta principal “Educar para a segurança; educar para a prevenção”. O clube tem 30 membros, alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do Ensino Secundário.
Este evento contou com a cobertura dos meios de comunicação do Louriçal (Notícias da Sua Terra), de Pombal (Pombal Jornal) e de Leiria (Jornal de Leiria). Questionada sobre a coordenação deste clube estar a cargo de alunos, Mónica Gama,diretora da escola, explica que “o Instituto D. João V tem como missão Formar Cidadãos Proativos e, para que tal aconteça, a escola tem de proporcionar aos alunos situações em que possam ser autónomos, responsáveis e que tenham de tomardecisões”.
IDJV previne a INDISCIPLINA
O Observatório da (In)Disciplina, criado no Instituto D. João V, tem como principal objetivo a monitorização de ocorrências disciplinares, a fim de disponibilizar toda a informação possível à comunidade escolar. A análise dos dados apurados tem em vista a reflexão e a intervenção precoce, de forma preventiva, com vista à promoção da disciplina, condição básica e essencial para o sucesso escolar. Assim, são objetivos do Observatório da Indisciplina, entre outros, sensibilizar a comunidade escolar, no início do ano letivo, através de reuniões e/ou sessões dirigidas a encarregados de educação e alunos, analisar os registos disciplinares e adotar atitudes preventivas, tipificando os diversos tipos de ocorrências.
IDJV cria sistema organizado de mentorias
O professor Nuno Barbosa, docente de Educação Inclusiva, criou um programa de mentoria, que assenta em aprendizagens colaborativas e de cooperação entre pares intervenientes - mentor/mentorando. Mediante este programa, pretende-se que o aluno mentor acompanhe o mentorando nas suas aprendizagens, no esclarecimento de dúvidas, na inclusão escolar, na preparação para os momentos de avaliação e em outras atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares. Ao fomentar-se a partilha e a colaboração promovem-se, também, a tolerância, a partilha e a responsabilidade, competências que estão previstas no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A adesão dos alunos ao programa deverá ser registada no registo de avaliação e constará no certificado do aluno.
IDJV cria Sala de Estudo Ativa a Português, a Inglês, a Matemática, a Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal
Indo ao encontro do veiculado nos decretos-leis n.º 54 e 55 de 2018, o IDJV organizou, este ano letivo, a Sala de Estudo Ativa, uma oportunidade, segundo a direção pedagógica, para trabalhar competências, fazendo-se notar que estas são combinações de conhecimentos, capacidades e atitudes. Privilegiar-se-á a realização de pequenos trabalhos de projeto, a resolução de problemas por níveis, a análise de obras literárias com recurso a novas metodologias, a utilização de ferramentas web como suporte para a abordagem dos conteúdos programáticos, as questões relativas à oralidade e a resolução criativa de problemas. Pretende-se, assim, neste espaço, utilizar as metodologias ativas. Mais uma inovação que o IDJV acredita que poderá trazer frutos aos alunos no que ao desenvolvimento das suas competências diz respeito. Sublinhe-se que a coordenação desta modalidade de apoio está a cargo da psicóloga escolar, Regina Santos.
O espaço mágico do IDJV
Planificar e concretizar atividades, programas e projetos artísticos e culturais, em articulação com a escola, contribuindo para a consolidação de uma cultura humanista, têm sido, desde sempre, os objetivos da Biblioteca Escolar do IDJV. Neste sentido, a BE tem vindo a fazer variadíssimas atividades de promoção da leitura, das literacias e dos currículos, das quais se destacam:
- visitas guiadas à BE, em setembro, com palestras de motivação para a leitura, dinamizadas pelas Guardiãs da Biblioteca aos alunos do 2.º ciclo;
- “BookFlix”- atividade anual que consiste na elaboração de um placard com sugestões de leitura para a comunidade escolar;
- pequena representação teatral de motivação para a leitura de diferentes tipos textuais e géneros literários para os alunos do 7.º ano com a utilização de um bibliomóvel, no âmbito da comemoração do “Dia Nacional das Bibliotecas Escolares”, realizada no dia 23 de outubro;
-“Arte e Leitura”- exposição de trabalhos artísticos realizados pelos alunos alusivos a escritores portugueses durante o mês de outubro;
-“BookFace” - atividade realizada em novembro que consistiu em fotografias com a complementação da capa de um livro feita pelos nossos alunos.
- Halloween - a biblioteca vestiu o traje de Halloween e foi assustadoramente decorada para esta ocasião, propondo a todos “Leitura ou travessura?”;
- “Dia Mundial da Alimentação” – participação nas dinâmicas desenvolvidas pelo 9.º ano para a comemoração deste dia. Visite a nossa biblioteca e divirta-se com as atividades que continuaremos a desenvolver ao longo do ano letivo!
Biblioteca Escolar… o espaço mais mágico do IDJV!
Texto redigido por: Daniela Perdigoto, 8.º A
IDJV desenvolve Projeto CresSER IDJV
O Projeto CresSER IDJV engloba o Projeto das Letras, o Projeto das Artes, o Projeto das Ciências, o MindUP, The World needs IDJV, a Geração IDJV e as Guardiãs da Biblioteca. É um projeto concertado, integrador e que vai ao encontro dos princípios que integram o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente no que concerne à sua base humanista e ao saber, que está no centro do processo educativo. Assim, é responsabilidade da escola desenvolver nos alunos a cultura científica que permite compreender, tomar decisões e intervir sobre as realidades naturais e sociais no mundo. Toda a ação deve ser sustentada por um conhecimento sólido e robusto.
Estes projetos desenvolvem-se de forma articulada, semanalmente ou mensalmente, e são coordenados por docentes das várias áreas disciplinares.
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