Background Image

CURSOS PROFISSIONAIS

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, sendo a formação realizada em contexto escolar (aulas) e de trabalho (estágios), garantindo assim uma forte ligação setor empresarial local, possibilitando ainda o prosseguimento de estudos no ensino superior.

    Deste modo, os Cursos Profissionais pretendem atingir os seguintes objetivos:
  • - Contribuir para que o aluno desenvolva competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
  • - privilegiar as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
  • - preparar os alunos para aceder a formações pós-secundárias ou ao ensino superior.
Cursos Profissionais no IDJV para o ano letivo 2023/2024:

Após a conclusão de um Curso Profissional

Após concluirem o curso profisional, os alunos obtêm uma dupla certificação: o ensino secundário e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

Têm a possibilidade de prosseguir estudos num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou o acesso ao ensino superior (licenciatura e/ou mestrado), mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior.

Os CTeSP são cursos, de ensino superior, que atribuem o diploma de técnico superior profissional. Após a conclusão de um CTeSP, o aluno:
- obtém um Diploma de Técnico Superior Profissional;
- ingressa de imediato no mercado de trabalho na área onde adquiriu competências específicas;
- pode continuar a sua formação no ensino superior, ingressando numa licenciatura.

Quanto ao acesso às licenciaturas, de acordo com o conselho de ministros, de 5 de março, que aprovou o decreto-lei para o Acesso dos Estudantes do Ensino Profissional ao Ensino Superior, cada estudante fará apenas um exame de acesso, que será realizado instituição de ensino superior mais próxima da sua área de residência.

Mais informações: https://www.dges.gov.pt/pt/pesquisa_cursos_instituicoes

Como funcionam os Cursos Profissionais?

O seu currículo é organizado em módulos e/ou Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), permitindo maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem dos alunos. Contêm três componentes de formação: sociocultural, científica e técnica, estando o plano de estudos organizado do seguinte modo:

  • Sociocultural (1000h) 
  • Português | Língua Estrangeira | Área de Integração | Educação Física | A CETP - A Comunicação, o Empreendedorismo e o Trabalho de Projeto.
  • Científica (500h)
  • 2 a 3 disciplinas, consante o curso.
  • Técnica (1100h)
  • 3 a 4 disciplinas, consante o curso.
  • Formação em Contexto de Trabalho (600h).

Durante a formação, os alunos realizarão a Formação em Contexto de Trabalho (FCT), em contexto profissional, e assume a forma de estágio curricular. O estágio ocorre no final do 2.º ano do curso (300 h) e no final do 3.ª ano (300h). A FCT faz parte integrante do Plano Curricular de qualquer Curso Profissional e consiste num conjunto de atividades profissionais relacionadas com as competências adquiridas no curso, desenvolvidas em posto de trabalho em empresas ou noutras entidades, orientadas e supervisionadas por um orientador da escola e um orientador designado pela entidade e acolhimento.
O estágio poderá ser realizado no estrangeiro, ao abrigo do programa Erasmus+, e à semelhança de anos anteriores, os nossos alunos, no próximo ano letivo, terão a possibilidade de realizar os seus estágios, num país da União Europeia.
No último ano do curso, os alunos realizarão uma Prova de Aptidão Profissional (PAP) que consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno. O projeto de PAP centra-se em temas e problemas perspetivados e desenvolvidos pelo aluno em estreita ligação com os contextos de trabalho e realiza-se sob orientação e acompanhamento de um ou mais professores.

A quem se destinam os Cursos Profissionais?

    Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para quem:
  • - concluiu o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
  • - não tenha atingido a idade de 19 anos, a 1 de setembro do ano letivo em que o curso inicia;
  • - procura um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
  • - pretende prosseguir estudos. 

Apoios aos alunos que frequentam os Cursos Profissionais

  • - Bolsa de profissionalização
  • - Subsídio de refeição;
  • - Despesas/ subsídio de transporte;
  • - Bolsa para material de estudo e subsídio de acolhimento (mediante condições, de acordo com a legislação em vigor). 

EQAVET

O EQAVET (acrónimo de European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training, em português Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional ) é o instrumento de referência para promover e monitorizar o aperfeiçoamento dos sistemas europeus de ensino e formação profissional.

EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP (Educação e Formação Profissional ) e a qualidade das práticas de gestão:
 -Implica processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso.
- Estabelece critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP.
- Evidencia a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP.
(fonte: ANQEP)

O IDJV é uma instituição, cujo sistema de garantia da qualidade dos processos formativos e os resultados obtidos pelos alunos dos cursos de ensino profissional, permitiram a obtenção do selo.

Os Cursos Profissionais são co-financiados por:

POCH