Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  

É comummente aceite que nenhuma formação pode considerar-se completa sem uma adequada componente desportiva. Efectivamente, para uma mente sã, capaz de apreender, codificar, descodificar, concentrar-se/ abstrair-se, a prática de uma completa educação física afigura-se imprescindível.
Desde a sua fundação, o Instituto sempre privilegiou a vertente desportiva e incrementou várias modalidades entre jovens. Hoje, é com orgulho que a nossa escola apresenta uma galeria de notáveis alunos/atletas que conseguiram aliar, de forma magistral, desporto e as diferentes aprendizagens.

Desporto Escolar
O Instituto D. João V implementou o Desporto Escolar, pela primeira vez, no ano lectivo de 1987/1988. O trabalho desenvolvido ao longo dos vinte anos de funcionamento tem sido reforçado, de forma contínua e sistemática, adquirindo um papel decisivo na formação global da comunidade escolar bem como na divulgação e afirmação da nossa escola.
Ao longo dos últimos anos, o Instituto D. João V tem colaborado na organização e/ou co-organização de actividades/competições de Desporto Escolar, regionais e nacionais, cedendo também as suas instalações (desportivas, refeitório, alojamento e transportes).
Assim, o Instituto D. João V foi construindo um currículo do qual muito se orgulha. São motivo de destaque as instalações desportivas e os vários títulos nacionais conquistados:
• campeões Nacionais de Basquetebol Iniciados Femininos;
• campeões Nacionais de Basquetebol Juvenis Femininos;
• campeões Nacionais de Futsal Juvenis Femininos;
• distinção na Gala do Desporto Escolar com o prémio Escola e com o prémio Aluno.

Futsal
De todos os títulos alcançados há que salientar a conquista da Taça de Portugal em 1997/98 e a Super Taça Nacional em 1998/99, assim como a presença na final da Taça de Portugal, embora vencidos no ano de 1999/2000, e a presença na Final Four de 2000/01 e 2005/2006 da edição da Taça de Portugal disputada na sua fase final por quatro equipas, mas que representa a única prova nacional em que participam todas as equipas dos quadros competitivos com representação nacional (1.ª, 2.ª e 3.ª divisões). No que diz respeito às classificações nos campeonatos nacionais, desde que são disputados como tal e sempre com a presença do Instituto D. João V, há a salientar um 5.º lugar alcançado, bem como o facto de a nossa equipa nunca ter ficado abaixo do 8.º lugar e estar sempre apurada para os play-offs. 5.º lugar esse na época 2006/2007 (1.ª equipa não profissional - atrás das 4 profissionais).

Basquetebol
No instituto sempre se praticou basquetebol ao nível do Desporto Escolar. No ano lectivo de 1993/94, o basquetebol escolar começa a trabalhar com todos os escalões etários, o que possibilitou a criação de uma boa base de trabalho para o salto para o desporto federado. O basquetebol federado começou de uma forma mais competitiva e com objectivos definidos na época de 1998/99.
Ao nível federado, a principal conquista foi, sem dúvida, o Campeonato Nacional da I Divisão de Seniores Femininos, na época de 2005/2006. Este foi o culminar de um trabalho de alguns anos, nos quais se conquistaram alguns títulos distritais e regionais nas categorias de Cadetes e Juniores, tendo-se conseguido igualmente a subida da segunda para a primeira divisão na época de 2000/2001.
Ao nível escolar, há a destacar os títulos de Campeão Nacional de Juvenis nos anos de 2000/2001 e 2002/2003 e o título de Campeão Nacional de Iniciados no ano de 1998/1999. Para além destes resultados, a escola obteve ainda diversos segundos lugares nos campeonatos nacionais do desporto escolar.
 

    
© Instituto D. João V. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 236 960 200 | Fax: +351 236 960 209 | Email: geral@idjv.pt | GPS: 40° 0'15.71"N 8°44'35.35"O
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica